quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres


Quinhentas e muitas páginas. Foi essa a minha primeira informação sobre o livro Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, da série Millennium, escrita por Stieg Larsson. Sempre parti do princípio de que os livros são sempre oitocentas vezes melhores que os filmes, o que foi motivo suficiente para encarar o desafio.



Mikael Blomkvist é um jornalista econômico revolucionário e acionista da revista sueca Millennium. Ele é contratado por Henrik Vanger após ser condenado por difamação. Blomkvist abandona a revista e se muda para o interior da Suécia, para investigar o desaparecimento de Harriet Vanger, sobrinha de Henrik. Mikael tem a ajuda de Lisbeth Salander, uma garota misteriosa que domina muito bem as funções de um computador. Eles acabam se envolvendo de uma forma não prevista e, o que parecia ser um crime sem solução, se torna uma grande investigação que envolve segredos de família,sadismo e serial killers.

Arte por dididouli.

Em comparação a todos os outros que eu já li, a narrativa deste é extensa e densa, mas de um jeito ótimo. Sempre senti falta de uma história com mais detalhes, com pensamentos dos personagens, com sutilezas que nos revelam o que cada um realmente é. Gosto de conhecer tudo a fundo e poder dizer “Esse comportamento é a cara do personagem tal”. Esses detalhes deixam a gente por dentro da história e nos fazem sentir parte dela. “Os Homens Que Não Amavam As Mulheres” me satisfez completamente nesse sentido.

No começo, fiquei um pouco apreensiva com a narrativa e com o andamento da história. Por já conhecer o enredo, criei milhões de expectativas, como “quando vai acontecer tal coisa?”. O que me fez ficar frustrada, já que a parte investigativa e emocionante só começa depois da metade do livro. Até antes da metade, o recheio é composto por apresentações, explicações e grandes diálogos. Depois de terminar, percebi que, se esse início não existisse, faria muita falta.


Desde a vida de Lisbeth Salander, até a revelação do mistério, os homens que não amavam as mulheres estão por todo o livro. O dado que mais me assustou foi que, na Suécia, 92% das mulheres que sofreram violências sexuais após uma agressão não apresentaram queixa à polícia. Em geral, a história aborda os abusos às mulheres de vários ângulos, o que nos faz pensar no caso de uma maneira mais crítica.

Além disso, as questões morais e éticas no meio jornalístico também ficam em evidência. Mikael Blomkvist, como jornalista-modelo, tenta conciliar suas obrigações com a mídia e a vida privada dos envolvidos no mistério. Pra quem é estudante de jornalismo, assim como eu, fica uma grande reflexão sobre as consequências que uma informação perigosa pode causar na imprensa.

Pela primeira vez na vida me senti lendo um livro de “gente grande”. Até então eu só tinha lido histórias pré-adolescentes e outras obrigações escolares. Fiquei muito surpresa porque eu simplesmente amei o livro. Sem contar que o enredo te prende de uma maneira que dá vontade de ir até a Suécia para investigar junto com Mikael e Lisbeth.

Cena da adaptação americana do livro para o cinema.

Millennium é uma trilogia e “Os Homens Que Não Amavam As Mulheres” é o primeiro livro. Já teve duas adaptações para o cinema. A primeira é a versão sueca, de 2009, com Noomi Rapace como Lisbeth Salander e Michael Nyqvist como Mikael Blomkvist, dirigida por Niels Arden Oplev. Já a versão de 2011, norte-americana, conta com Rooney Mara e Daniel Craig (maravilhoso, aliás) como protagonistas, e foi dirigida pelo também maravilhoso David Fincher. Os outros dois livros também já tem adaptações para o cinema na Suécia.

Já deu pra sentir que o livro é sensacional, né? A leitura vale muito a pena! De cinco estrelinhas, dou seis.

2 comentários:

  1. Adorei o texto. As fotos deixaram seu texto muito mais agradável e não ficou pesado. Muito bom saber que jornalistas também podem investigar crimes =) Mais uma função para nós. Essa taxa de mulheres na Suécia que não denunciam a violência sexual é assustadora e revoltante. Me senti muito motivado a ler o livro após sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Erika, não acredito que não sabia que você cursava jornalismo! Como isso nunca surgiu? kkkkkkk Adorei o filme e estou pra comprar esse livro há um tempão. Você me fez ter mais vontade ainda! Você é uma ótima crítica de todas as coisas :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...