quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Não existe vantagem em ser invisível

Sem querer estragar a vida de vocês, mas As Vantagens de Ser Invisível não é isso tudo que andam falando.



O filme é bom. E para por aí. Senti que era pra ser uma coisa grandiosa, e no fim foi só um filme de adolescentes com problemas.

A história é sobre Charlie (Logan Lerman), um menino depressivo, que não tem amigos, que tem a vida marcada pela morte de sua tia e, pra piorar sua situação, acabou de chegar no Ensino Médio.

E aí ele conhece Patrick (Ezra Miller), Sam (Emma Watson) e sua turma de amigos, que são super cool, super descolados e livres e culturais e musicais... E são desajustados assim como ele. Daí surgem a amizade e o amor entre eles, o que torna a vida de Charlie melhor.



Minha amiga acusou o filme de ser muito “poético”, o que aos olhos dela, é uma coisa ruim. E aos meus também, em termos. A poesia hoje em dia está correndo o risco de se tornar menos sincera para dar lugar a palavras bonitas e frases bem elaboradas. Isso me lembra um pouco aquele movimento literário onde os artistas só ficavam por conta de o poema ficar bonito estruturalmente, e não sentimentalmente.

Já que falei sobre estrutura, preciso dizer que o filme tem total ar de produção indie. A fotografia, o cenário, a trilha sonora. E isso é muito legal. Na minha cabeça, os filmes indies são mais sinceros, e acho que isso deu pontos de credibilidade para o longa.

Acho pesado chamar o filme de forçado, mas essa foi a primeira palavra que me veio à cabeça quando os créditos rolaram. Acabei de falar várias vezes aqui nesse texto sobre sinceridade e eu não sei por que, mas ando considerando muito essa qualidade.

Atrapalhou também o fato de eu ter criado muitas expectativas em cima da história. Achei que eu ia realmente saber quais são as vantagens de ser invisível e, na verdade, não tem vantagem nenhuma. Achei que o drama ia além de apenas uma depressão de adolescente. Não que eu esteja banalizando a depressão do Charlie, mas é que passamos por tantas e horríveis coisas nessa época, que faltou um ponto chave, um porquê, um motivo para eu amar e me identificar com os personagens.

É claro que isso tudo não diminui a representação da adolescência nos anos 90, uma década de transição, que intermediou e criou a cultura e o pensamento que temos hoje em dia. Não posso deixar de comentar sobre alguns quotes geniais, como “We accept the love we think we deserve” – Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos. Estou pensando nessa frase há algum tempo desde que vi o filme e não tenho muito o que falar sobre ela. Acho que rende um post sem sentido falando sobre isso e coisa e tal.

No final das contas, não era tudo o que esperava, mas era alguma coisa. As Vantagens de Ser Invisível é um filme pra assistir sem compromisso e sem expectativa. É uma ótima oportunidade pra correr pra livraria e conferir se a história não fica melhor contada em forma de livro.



Classificação: 3 estrelinhas.

Um comentário:

  1. Concordo com todas as palavras. Fui com tanta sede ao pote e o filme não era lá tudo isso. Adorei a resenha (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...